domingo, 31 de maio de 2009

conceitos do autor citado abaixo

Conceitos-chave

Liberdade negativa

É a ausência de restrições impostas à ação do indivíduo. Segundo essa concepção, a pessoa é livre se ninguém a impede de fazer o que ela deseja. Quando se pensa na relação indivíduo e Estado, pela concepção da liberdade negativa, o indivíduo deve ser resguardado das restrições que o Estado o impõe. As leis devem proteger o indivíduo da ação de outros indivíduos e do Estado.Em linhas gerais, é associada ao liberalismo político e aos direitos civis.

Liberdade positiva

É a presença de controles que possibilitam ao indivíduo agir livremente, segundo sua vontade.Aplicada à política, a concepção da liberdade positiva defende que o Estado deve fornecer ao indivíduo as condições materiais (saúde e educação, por exemplo), para que ele esteja plenamente apto a fazer suas escolhas. É associada à social-democracia e aos direitos sociais.

Pluralismo

É o reconhecimento da diversidade de valores humanos.Opõe-se ao monismo (uma verdade única que pode determinar toda a vida). O pluralismo ético defendido por Berlin diz que sociedades têm conjuntos de valores diferentes, que podem ser compartilhados entre si, mas elas são diferentes nos seus conjuntos de valores.

Incomensurabilidade

Para Berlin, os valores não podem ser medidos, e não há um procedimento para resolver os conflitos de valor.Assim, a ideia de unidade perfeita -como aparece na tradição filosófica utilitária, ao defender a síntese de valores em uma única categoria, como "bem-estar" ou "felicidade"- é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário