UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
IHAC
PROGRAMA PRELIMINAR DE ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I
Ementa: Estudo panorâmico das sociedades contemporâneas, na sua diversidade, globalidade e sustentabilidade, identificando suas origens históricas e estruturas simbólicas, contemplando interpretações dos diferentes saberes. Estudo do modo como se estruturam e desenvolvem tais unidades sociais em seus vínculos com o Estado, a cultura e os indivíduos, com destaque para as formas de organização do trabalho. Estudo dos processos psíquicos e psicossociais que estruturam e organizam a singularidade de cada sujeito, compreendendo como tais processos afetam sua construção de significados, sua relação com os outrose sua ação sobre o mundo.
Objetivos
1. Acolher o estudante no ambiente universitário, estimulando a sua capacidade de buscar, processar e analisar informações que contribuem para a confirmação de uma visão crítica e uma atitude criativa diante da complexidade do mundo contemporâneo;
2. Discutir o significado do Bacharelado Interdisciplinar enquanto proposta e projeto de mundança do ensino universitário sintonizado com as transformações que marcam a contemporaneidade;
3. Introduzir o estudante ao debate de temas relevantes para a compreensão das transformações do mundo contemporâneo, especialmente no que diz respeito à:
a) tendências e perspectivas da educação universitária no mundo e no Brasil;
b) mudanças/transformações na economia mundial e suas repercussões no mundo do trabalho;
c) mutações contemporâneas no campo da cultura e características desse processo no contexto brasileiro atual;
d) configuração atual e tendências do debate contemporâneo sobre política, democracia e direitos humanos.
Conteúdo programático
Introdução ao curso: problematizar a noção de contemporaneidade a partir de várias fontes possíveis, privilegiando o "saber da experiência" dos alunos. Explorar recortes de jornal, informações capturadas na internet, leituras selecionadas, letras de música, filmes etc de modo a introduzir temas que serão abordados ao longo do curso.
Módulos temáticos:
1. Educação, ciência e universidade
a) Conhecimento, educação e universidade: introdução ao debate sobre as formas de conhecimento;
b) Universidade: aspectos históricos (breve história da instituição universitária no mundo e no Brasil; o lugar da Universidade na contemporaneidade; o papel os estudantes: participação e movimento estudantil). A Universidade como espaço de transição e desenvolvimento; rituais de passagem e afiliação intelectual dos estudantes;
c) UFBA: breve história e atualidade; o IHAC e o seu projeto político-institucional e BIs -projeto pedagógico;
d) Metodologia do trabalho na universidade: utilização da tecnologia da informação e comunicação para pesquisa em diversas fontes. Métodos e técnicas de leitura e preparação de seminários e textos; características dos produtos do trabalho universitário.
2) Cultura, identidade e diversidade
a) culturas: jovens e juvenis
b) conceitos de cultura e domínios culturais (popular, erudita, midiática etc);
c) o campo da cultura na modernidade e na contemporaneidade;
d) identidades e diversidades culturais na contemporaneidade.
3) Política, democracia e direitos humanos
a) poder, poder político e política;
b) política na modernidade e na contemporaneidade;
c) democracia, concepções: a luta pela democracia no mundo e no Brasil;
d) política e cidadanias e direitos humanos: políticas públicas para diferentes áreas.
4) Economia e trabalho na contemporaneidade
a) transformações no mundo do trabalho na contemporaneidade: superação do paradigma profissional e a multiplicação das ocupações;
b) ascenção e crise do fordismo como arranjo societário (modo de produzir, padrões de consumo, direitos do trabalho e da cidadania e estrutura sócio-ocupacional);
c) incorporação tecnológica, precarização do trabalho e efeitos sobre a organização e a luta política dos trabalhadores;
d) interpretações acerca das características da economia no mundo contemporâneo: globalizações, sociedade do conhecimento, capitalismo cognitivo etc.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário