segunda-feira, 13 de junho de 2011

Questões para nossa avaliação do dia 4 de julho

Oi pessoas.
Cinco dessas questões serão sorteadas em nosso dia da avaliação.
Ao trabalho.
Um abraço, Leandro

1. Explique cinco características do mundo contemporâneo e verifique como elas incidem sobre a universidade e sobre o campo da cultura.

2. Que relações podemos fazer entre as discussões sobre interdisciplinaridade (via Boaventura e Pombo) e interculturalidade (Canclini)? O que essas duas discussões dizem sobre o mundo contemporâneo? Desenvolva pelo menos dois argumentos.

3. O tom político atravessou as nossas discussões durante o semestre. A questão política esteve presente nas aulas sobre as características gerais do mundo contemporâneo, nas reflexões sobre as formas de conhecimento e das crises que atingem a universidade e também nos debates sobre a cultura. Recupere essas discussões estabelecendo um elo entre elas e, por fim, responda: e você, luta pelo que?

4. Crie três perguntas que estabeleçam ligações entre os três grandes blocos discutidos durante o semestre, a saber: características gerais do mundo contemporâneo, conhecimento/educação e cultura.

5. Ao discutirmos os conceitos de cultura, diversidade cultural e identidade cultural os autores acionados são unânimes em apontar a dificuldade de definirmos esses conceitos com precisão. Por que isso ocorre? Que alternativas conceituais os autores que discutimos nos oferecem para conceituarmos esses aspectos?

6. Em nossas aulas, propus que, para atacar a homofobia, discutíssemos também a heteronormatividade e para atacar o racismo discutíssemos mais a branquitude. O que isso quer dizer? Como fazer isso? Como essas estratégias podem dialogar com os textos de Teixeira (sobre a cultura) e de Boaventura (sobre a universidade)?

7. Analise um caso atual à luz das discussões realizadas nesse semestre nos três grandes blocos do componente, a saber: características gerais do mundo contemporâneo, conhecimento/educação e cultura.

8. Que relações podem ser feitas entre os filmes Utopia e barbárie e Lixo extraordinário exibidos e discutidos durante o semestre. Desenvolva pelo menos dois argumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário