segunda-feira, 15 de junho de 2009

Eis as questões para a nossa prova

1. Dos textos lidos e discutidos em sala durante o semestre, qual deles segue mais o paradigma da complexidade e a proposta transdisciplinar defendida por Edgard Morin? Justifique sua resposta com pelo menos 3 argumentos.

2. Que ligações podemos fazer a partir das discussões sobre a teatralização da vida cotidiana (Maffesoli) e identidade cultural (Hall)? Crie pelo menos três elos entre os dois autores e suas discussões conceituais e teóricas.

3. Como podemos pensar as relações entre o corpo e a identidade de gênero? Que relações podemos fazer entre essas duas grandes questões?

4. Depois de nossas discussões sobre identidade, afinal, qual é a sua identidade cultural? Como a sua identidade passou a ser pensada/problematizada ou até parcialmente modificada?

5. Ao analisar a realidade de Salvador ou da Bahia, que sinais de uma “outra globalização” podem ser encontrados? Em nossa realidade, onde podemos encontrar as reflexões de Milton Santos sobre a emergência dessa “outra globalização”? Ou apenas vemos os sinais da “globalização perversa” em nossa cidade e Estado?

6. Para pensar o papel da tecnologia na sociedade contemporânea, crie ligações entre as reflexões realizadas sobre o corpo (Edvaldo Couto) e sobre a exclusão digital (de Sérgio Amadeu da Silveira).

7. Em vários momentos e textos, discutimos sobre o papel e os efeitos dos meios de comunicação em nossa sociedade. O que podemos dizer sobre o assunto depois de discutir os textos de Edvaldo Couto, Cristophe Dejours, Milton Santos e Sérgio Amadeu da Silveira? O que cada um deles diz sobre os meios de comunicação? Os autores tendem a pensar da mesma forma ou divergem entre si?

8. Cristophe Dejours, a partir das reflexões de Hannah Arendt, trata sobre como a banalização do mal opera nos dias atuais. Qual é o argumento central de Dejours? Em seu cotidiano, você percebe essa banalização do mal da forma como ele a explica? Como? Onde?

9. Nas reflexões sobre poder, direitos e cidadania tratamos sobre o totalitarismo. Milton Santos defende que estamos em plena época do globalitarismo. O que ele quer dizer com isso? Qual o paralelo que podemos fazer entre essas duas discussões sobre o totalitarismo?

10. Explique o que é a exclusão digital e como ela pode ser combatida, segundo o texto de Sérgio Amadeu da Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário