quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Perguntas da avaliação

Oi pessoas, conforme prometido, e conforme nosso cronograma, seguem as três primeiras questões de nossa avaliação, marcada para dia 30 de outubro.
As questões pretendem ligar os textos e produzir uma reflexão sobre a nossa realidade. Ou seja, depois de um esforço de entender os textos, partimos para uma ligação dos saberes (uma das fortes características de uma proposta interdisciplinar) e uma tentativa, através disso, de pensar "a realidade".
Um abraço, Leandro

1. Os territórios e as territorialidades, conforme destacou a autora do texto discutido em sala, Sarita Albaglia, possuem dimensões físicas, políticas, simbólicas e econômicas. Já Canclini refletiu sobre as cidades da América Latina. Como é possível pensar as cidades através dessas quatro dimensões destacadas por Sarita? E como essas reflexões podem ser aplicadas para pensar Salvador (ou um recorte dela, um caso) em específico?

2. O texto de Sarita fala da dimensão simbólica dos territórios (papel das identidades, sentimentos de pertencimento, papel da cultura), Caclini defende a transformação das cidades em capitais culturais (com infra-estrutura para produzir produtos culturais e também fomentar e festejar as comunidades multiculturais) e Marcelo Coelho faz uma defesa de uma visão não-conservadora sobre a arte (e, por tabela, também, de cultura). Como essas três reflexões podem ser conectadas, ligadas? Como essas reflexões podem nos fazer pensar sobre o contemporâneo e para saídas para os graves problemas de nossa sociedade?

3. A partir das reflexões sobre arte e transgressão, do texto de Marcelo Coelho e das discussões em sala de aula, avalie quais são as possibilidades transgressoras que o artista possui na sociedade atual e na baiana em particular. Caso deseje, cite casos específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário