quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Arte e contexto

Recebi esse texto, via mail, da professora Elaine. Vejam que interessante.


"Quanto vale um artefato de luxo sem a sua etiqueta de grife?

Um cara desce na estação do metrô de Washington D.C, vestindo roupa casual: jeans, camiseta e boné, encosta-se próximo à entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush. Ele coloca em sua frente o case do seu violino e aos poucos alguns apressados deixam uns trocados (chamados de "pennys e quarters") na case do seu violino.

Durante os 43 minutos que tocou, foi praticamente ignorado pelos pouco mais de 1.000 usuários do metrô. Ninguém sabia porém, que o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas num instrumento raríssimo, um violino feito a mão por Anthonio Stradivari em 1713.

Este pequeno violino foi fabricado no "golden period" do luthier, período este quando Stradivari teve acesso as melhores matérias primas. Hoje este violino é estimado em mais de 3 milhões de dólares. Durante este evento Joshua fez questão de usar o valioso violino.

Alguns dias antes Bell havia tocado o mesmo "set list" no Symphony Hall de Boston, onde os melhores assentos tinham o custo aproximado de 1.000 dólares. E, pasmem, todos os ingressos foram vendidos! A apresentação teve sessão esgotada em poucas horas.

A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão ou celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino. A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.

A conclusão da experiencia: estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão num contexto. Joshua Bell e seu raríssimo Stradivarius eram uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo, porém sem uma etiqueta de grife.

O vídeo da apresentação no metrô de Washington está no You Tube. Basta > procurar por: "Stop and Hear the Music" -- ou acessar diretamente o link: http://br.youtube.com/watch?v=myq8upzJDJc

Pra se interessar pelo assunto, encontrei o link do artigo completo > redigido e publicado no jornal The Washington Post em janeiro de 2008:> > > http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2007/04/04/AR2007040401> 721.html


PS: apenas como último comentário, as apresentações de Joshua Bell em seu Stradivarius, custam aproximadamente USD 150.000,00 (cento e > cinqüenta mil dólares!!!) por uma apresentação de cerca de uma hora. Neste evento no metrô, o mesmo set list, com o mesmo músico e o mesmo violino Stradivarius arrecadou USD 32,17 (pouco mais de trinta e dois dólares!!!).

É o valor da obra de arte, sem a sua devida grife!"

Vejam tb o vídeo de uma apresentação dele em um teatro: http://www.youtube.com/watch?v=3hkvkbuctiU&NR=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário