segunda-feira, 31 de maio de 2010

Questões da prova


No dia da prova, sortearei quatro dessas cinco questões. Cada uma delas valerá até 2,0 pontos (lembrem que a prova tem peso 8).


1. Uma das várias questões que estiveram presentes em todos os módulos foi a idéia de crise: crise na universidade, nas identidades, na democracia e no mercado de trabalho. Explique cada uma dessas crises (quais são os motivos dessas crises?) e ligue uma às outras.
2. Como é possível entender o mundo contemporâneo através dos quatro módulos estudados nesse semestre? Através desses estudos, que características poderíamos elencar para definir o mundo contemporâneo? Desenvolva pelo menos cinco delas.
3. No módulo 1, discutimos como a universidade se viu forçada a democratizar o acesso ao ensino superior. No módulo 3, discutimos os paradoxos da democracia. Quais os elos que podemos fazer entre essas duas reflexões? Desenvolva pelo menos dois argumentos.
4. No módulo 1, discutimos o ensino superior e no quatro o mercado de trabalho. Depois disso, como é possível pensar que, paradoxalmente, é o ensino em perspectiva inter e/ou multidisciplinar que mais prepara para o atual mercado de trabalho? Desenvolva pelo menos dois argumentos.
5. Outro tema que esteve presente em todos os módulos dos nossos estudos foi o da chamadas “minorias”. Esse tema esteve presente nas discussões sobre educação, cultura e identidade, democracia e em mercado do trabalho. Rememore essas discussões e estabeleça vínculos entre elas.

Bom trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário