terça-feira, 29 de março de 2011

Sobre nossa atividade conjunta e outras coisas

Olá pessoas

Em mensagem anterior, solicitei a opinião de vcs sobre uma de nossas aulas. Agradeço as 4 (!!!) pessoas que responderam. Agora gostaria que vcs falassem sobre as impressões de vcs sobre a nossa atividade em conjunto com as outras turmas. O que acharam da fala do professor Messias? O que acharam dessa experiência de juntar as turmas?

Queria apenas fazer dois pequenos comentários, além do que fiz na própria atividade.

Primeiro: penso que não podemos confundir algumas coisas. Ao falarmos de novas formas de conhecimento, novas formas de ensino etc e tal não podemos cair na tentação de satanizar todas as formas ditas "tradicionais" e "antigas". Um exemplo é a questão da aula "tradicional", expositiva etc. A aula expositiva não deve ser a única forma de "transmissão" do conhecimento, mas tem a sua função e às vezes é, inclusive, fundamental. Podemos, caso vcs queiram, discutir isso presencialmente ou mesmo por aqui.

Segundo: penso que é fundamental aquela distinção entre a formação tecnicista que gera profissionais incultos e uma formação interdisciplinar que tenta atacar essa questão. O que é essa incultura? Foi uma questão colocada no debate. Lembrei que uma discussão que já produzi nesse componente com outras turmas, partindo do exemplo do Eichmann (http://xoomer.virgilio.it/direitousp/curso/arendt6.htm), colaborador de Hitler. Ele era um excelente técnico/funcionário que matou milhares de judeus. Quando questionado, disse: "eu só cumpria ordens, não tenho culpa de nada".

6 comentários:

  1. Acredito ser interessante reunir as turma vez em quando, principalmente se o enfoque fosse a troca de nossas experiências (enquanto turmas distintas)com o mesmo componente mas com abordagens diferentes por parte dos mestres... Quanto a aula de Messias; apesar dele trazer uma bela"explanação" e sistematização muito bem preparadas,há uma densidade na sua fala que particularmente me cansa. Mas enfim foi um bom momento.

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  2. Caro Leandro, primeiramente agradeço a todos os mestre presentes no encontro de saberes de ontem. A aula com outras turmas não serve apenas para aproximar os discentes mas para dinamizar um celeiro de idéias que nós discentes temos em nosso ser como curiosos do saber e isso acredito ser muito criativo e produtivo.
    Quanto a questão de satanizar os modelos de aula eu vejo da seguinte forma: a sala de aula não é para ser o modelo engesado de exposição de conteúdo professor x aluno cara de paisagem... e sim os discentes cientes de seu papel fundamental em buscar e produzir conhecimento chegar nas aulas munidos de interpretações do material previamente disponibilizado e debater sobre os assuntos, construindo novas visões dos materiais.
    A segunda questão que até compreendo em certa medida a dúvida gerada pelos discentes ontem com relação ao futuro do profissional pós curso... percebi que há um medo do projeto não ser bem aceito na sociedade por não ter um reconhecimento geral e já consolidado, mas por experiência própria a visão de mundo de uma graduação interdisciplinar é como poder entender realmente a construção do mundo ontem hoje e ter a certeza que essa é uma tendência que não é tão nova quanto parece e que não há nada de errado em buscar o novo que certamente será o melhor daqui por diante.
    Parabêns aos mestres por esse projeto e espero que essa construção de uma nova visão não de futuros profissionais mas de seres construtores de uma nova realidade de conhecimento seja uma nova era.

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  3. Bom dia, Leandro gostaria caso possível vc deixar na xerox os textos de Pela mão de Alice 1 e 2 pois no arq pdf que vc enviou esta muito apagado para ler.

    Grata,

    Carla Dantas

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  4. ok carla, faço isso na segunda. vou deixar em uma pasta na xerox de letras.

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  5. Bete, densidade quase sempre cansa.
    Em um mundo contemporâneo em que o que não cansa é twitter com 140 caracteres, qualquer texto maior é cansativo, chato, etc etc.
    Eu, particularmente, ficaria muito preocupado se os professores da Universidade não fossem densos.
    Agora, é claro que é possível ser denso e usar algumas estratégias para amenizar o cansaço/dinamizar etc e tal.
    abrs

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  6. Boa Noite a todas e todos!
    Conforme a minha metodologia de oficina, um trabalho se torna cansativo quando não se tem resposta do público.Para tanto considero a atuação de Professor Messias adequada para academia mas com a ressalva de "buscar o vazio " proposto pelo próprio. Acredito que a interação é um dos mecanismos pelos quais temos a possibilidade de ampliar saberes bem como perceber outra realidades/demandas.

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