segunda-feira, 6 de abril de 2009

Perguntas enviadas pelo Rodrigo ao Edvaldo

Caro Prof. Dr. Edvaldo Souza Couto,

Sou aluno do curso de Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades, mais especificamente da disciplina de Estudos da Contemporaneidade com o Prof. Leandro Colling. Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pelo belo trabalho defendido na Unicamp “O Homem Satélite - Estética e mutações do corpo na sociedade Tecnológica”, motivo do presente contato.

Contextualizando rapidamente o motivo deste e-mail, debatemos ontem um texto resumido sobre a tese supracitada. A dinâmica consistiu na apresentação, interpretação e complementação do texto por um grupo e questionamentos por parte de um segundo conjunto de alunos, do qual fiz parte.

Durante o exercício, elaborei cinco questionamentos ao grupo que conduzia os trabalhos, momento em que o Prof. Colling solicitou que o grupo não respondesse, caracterizando as perguntas como pertinentes, e sugerindo que eu perguntasse diretamente ao senhor. Saliento que a proposta nunca foi buscar as respostas a essas perguntas, mas causar inquietação, descobrir opiniões, mais questionamentos, uma das diretrizes básicas da formação de um bacharel em humanidades.

Antecipadamente, peço desculpas caso algumas dessas perguntas esteja respondida claramente na referida tese de doutorado, bem como se alguma resposta for absurdamente óbvia pra quem tem formação acadêmica na área. No entanto, acredito que nada melhor do que as palavras do autor do trabalho para preencher as lacunas que, inevitavelmente, um resumo carrega.

Questionamentos feitos ao grupo:
1) A adoção de hipóteses, conforme utilizado no início da pesquisa, e que serviu de parâmetro para os trabalhos subseqüentes, poderia ter influenciado os resultados tanto das entrevistas quanto dos trabalhos posteriores? O questionamento surgiu da analogia com estudos etnográficos, em que a adoção de pressupostos não é comumente adotada pelo risco de influência nos resultados da pesquisa.

2) Considerando que foram adotadas 4 variáveis consideradas importantes para os entrevistados, sendo 3 dicotômicas e 1 com três categorias, uma matriz com somente 24 pessoas divididas em 6 grupos não poderia ter distorcido os resultados? Mesmo numa análise qualitativa, a dúvida surgiu sobre a quantidade de variáveis consideradas importantes, sendo que surgiu uma quinta sobre a profissão, todas contempladas em 24 entrevistados, podendo uma característica influenciar outra.

3) O texto estudado questiona a satisfação dos entrevistados acerca do próprio corpo sem, no entanto, uma separação bem definida da em relação a saúde. Uma divisão declarada não poderia ter produzido respostas específicas nos entrevistados? A pergunta surgiu do fato de que, muitas vezes, a estética é alcançada em detrimento da saúde, tendo uma visão completamente diferente de alguém em estado terminal, doente ou simplesmente com alguma limitação.

4) Entrevistas considerando o esforço x comodidade das modificações corporais não poderiam ter produzido resultados diferentes dos apresentados? Percebemos que o tema foi tratado rapidamente durante a tese, mas não foi usado como pressuposto nem abordado diretamente aos> entrevistados.

5) Considerando que a tese foi defendida em 1998, e que doutorado teve início em 1993, época em que a internet estava apenas engatinhando, o desenvolvimento de um estudo atual teria outros parâmetros e poderia chegar a conclusões diferentes? A pergunta surgiu da discussão sobre sites de relacionamentos, comunidades e ambientes virtuais, em que a esmagadora maioria distorce a própria imagem tentando mostrar um corpo esteticamente perfeito.

No aguardo da colaboração de V.Sa., agradeço antecipadamente.
Atenciosamente, Rodrigo Cit Ramos Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário