quarta-feira, 6 de abril de 2011

como fazer as memórias

Oi pessoas

Aguns alunos mandam mail para saber como fazer as memórias das aulas, que irão compor uma das notas de nosso semestre. Vejam as datas de entrega no cronograma, em mensagem postada no mês de março de 2011 aqui no blog. Não aceitarei, de forma nenhuma, memórias fora dos prazos estipulados.

Trata-se de um texto livre, no qual o aluno aborda os assuntos que foram discutidos em sala e sistematiza os conhecimentos/discussões/conceitos/idéias centrais dos autores dos textos básicos e das reflexões levantadas em sala de aula pelo professor e pelos demais alunos da turma. Vejam que não se trata de um resumo dos textos, mas um diário de bordo das aulas. 


Cuidado: não façam uma ata, ata não é memória. O texto de uma ata diria que no dia tal o professor apresentou um vídeo com professores que trataram sobre as características do mundo contemporâneo (e só). E quais são essas características? Como você as explica? Essas questões devem ser respondidas na memória de uma aula como essa, sacaram? Sinceramente, não sei como determinados alunos pensam em fazer memórias sem anotar nada em sala. 


As memórias devem tratar de todas as atividades do componente, inclusive as realizadas em conjunto com as demais turmas. Quem foi matriculado depois do semestre iniciar, está liberado para apenas fazer, nesses respectivos dias, um resumo dos textos discutidos em sala naqueles dias.


Outra coisa: ontem, terça, abri uma pasta na xerox de Letras, com textos de Boaventura Souza Santos (o obrigatório e o opcional (opcional é o que foi publicado no livro Pela mão de Alice) e o capítulo do livro do Milton Santos, que iremos discutir na próxima aula.


Lembro a todos que teremos conferência do ex-reitor e professor Naomar no sábado, dia 9 de abril, às 9h, no auditório da reitoria, que fica no Canela.



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