segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sobre o que falávamos na aula passada - um exemplo


França bloqueia trem com imigrantes 

Autoridades suspenderam por toda a tarde de ontem tráfego ferroviário vindo da Itália para evitar chegada de tunisianos

Estrangeiros faziam parte de protesto que, segundo os franceses, não tinha permissão; Itália critica medida


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Autoridades francesas bloquearam durante toda a tarde de ontem o tráfego ferroviário proveniente da Itália para evitar a chegada de um trem com cerca de 60 imigrantes tunisianos, que participavam de protesto pela liberdade de acesso à Europa.
Vinda da cidade de Ventimiglia -no norte italiano, a sete quilômetros da divisa com a França-, a manifestação, batizada de "Trem da Dignidade", seguiria até Marselha, no sul da França.
Desde as revoltas na Tunísia que, em 14 de janeiro, derrubaram o ditador Zine El Abidine Ben Ali, a Itália tem recebido imigração maciça de tunisianos, que tentam escapar da instabilidade política em seu país de origem.
Calcula-se que cerca de 30 mil imigrantes da Tunísia já tenham sido redistribuídos por abrigos em diversas regiões da Itália. A grande maioria deles chegou de barco à ilha italiana de Lampedusa, mais próxima do norte da África do que da Sicília.
O Ministério do Interior francês alegou que os manifestantes vindos da Itália -ao todo, cerca de 300, somando os imigrantes- não tinham permissão para o ato.
Segundo a França, além disso, a decisão de reter o trem com os tunisianos provocou manifestações na região de Menton (cidade francesa na fronteira com a Itália), o que obrigou a suspender os trens temporariamente para "evitar incidentes".
A decisão dos franceses foi criticada pelo ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, que manifestou seu "firme protesto" contra a interrupção do tráfego ferroviário, e pelo presidente do Conselho Europeu, o belga Herman Van Rompuy.
Van Rompuy afirmou que os franceses não devem "exagerar o perigo das migrações" e instou o país ao cumprimento dos acordos europeus sobre o assunto.
"Nem Itália nem França fizeram nada de ilegal até agora, mas há o risco de não respeitar o espírito dos tratados sobre livre circulação de pessoas", disse o político belga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário