segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nosso cronograma - esqueci da atividade da próxima semana

Pessoas
na próxima segunda, dia 25, teremos mais uma atividade no auditório do PAF 1 (mesmo local onde tivemos a palestra com Messias). Iremos exibir o filme Utopia e barbárie e depois debateremos com a presença no professor Umbelino. Eu esqueci de lembrar vcs dessa atividade na aula de hoje. Aproveito para publicar novamente o nosso cronograma.
Leandro 




CRONOGRAMA DE AULAS DE ESTUDOS DA CONTEMPORANEIDADE I - 2011.1
PROFESSOR LEANDRO COLLING - leandro.colling@gmail.com
SEGUNDAS – 18H30 ÀS 22H30, sala 104, PAF 3

MARÇO

14 – Acolhimento dos estudantes/apresentação do programa do componente/exibição de filme sobre o que é contemporaneidade.
21 – O que caracteriza a contemporaneidade? Discussão da reportagem O que é ser contemporâneo?, de Patrícia Mariuzzo (enviado pro e-mail da turma e disponível em http://luz.cpflcultura.com.br/o-que-e-ser-contemporaneo-,1.html.) Leitura complementar AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009, p. 55 a 73 (enviado para mail da turma).
28 – Mesa redonda sobre a formação dos profissionais dos Bis – Auditório do PAF1

ABRIL

4 – O contemporâneo nas lentes de Milton Santos – Exibição de filme e discussão do texto: SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 37 a 78. (texto enviado para o mail da turma - Leitura obrigatória é a parte III – leitura complementar – todo o restante do livro)
9 – sábado pela manhã – conferência com professor Naomar na reitoria (local a confirmar)
11 – Por que a crise na educação é um problema contemporâneo? Debate sobre conferência do professor Naomar e aula expositiva sobre Universidade e conhecimento. Discussão do texto SANTOS, Boaventura. A universidade do século XXI. Disponível em http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/A%20Universidade%20no%20Seculo%20XXI.pdf (leitura complementar, texto de Naomar no mesmo livro)
18 - Idem
25 – Mesa redonda e debate de filme no auditório do PAF 1

MAIO

2 – Seminário de pesquisa e extensão do IHAC. Atenção: antes de ir ao seminário, entrega da primeira memória das aulas. 
9 – O que é, afinal, interdisciplinaridade? Discussão do texto POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. (enviado para mail da turma e disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/investigacao/porto%20alegre.pdf)

14 – sábado pela manhã – conferência com professor Albino Rubim na reitoria (local: reitoria da ufba-canela)
16 – Por que a cultura se transforma em um problema contemporâneo? Tudo é cultura? Discussão do texto Coelho, Teixeira.A cultura e seu contrário: cultura, arte e política pós-2001. São Paulo: Iluminuras/Itaú Cultural, 2008, p.  17 a 48. (livro enviado para mail da turma)
23 – Mesa redonda no auditório do PAF 1.
30 – Exibição de filme e debate no auditório do PAF 1.

JUNHO

6 – Continuação das discussões sobre cultura - Discussão do texto Coelho, Teixeira. A cultura e seu contrário: cultura, arte e política pós-2001. São Paulo: Iluminuras/Itaú Cultural, 2008, p.49 a 68. (livro enviado para mail da turma)
13 - Diversidade cultural – Discussão do texto Canclini, Nestor Garcia.Diversidade e direitos na interculturalidade global, páginas 143 a 151, publicado no Observatório Itaú Cultural, número 8. Esse texto está disponível on line no http://www.itaucultural.org.br/bcodemidias/001516.pdf
20 – O que é, afinal, identidade cultural. A questão das identidades de gênero e sexual. Aula expositiva com exibição de curta-metragem.
27 – Continuação das discussões. Entrega da segunda memória das aulas. Solução de dúvidas para a prova.

JULHO
4 - Prova
11 – Entrega de provas e memórias. Avaliação geral do semestre.

Formas de avaliação:

Primeira nota:
Participação em sala através da leitura e discussão de textos e responsabilidade em trazer questões suscitadas pelos textos de leitura obrigatória: até 3 pontos (três)
Memória das aulas: cada uma vale até 3,5 pontos.

Segunda nota: prova geral – até 10 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário