quinta-feira, 19 de março de 2009

novas questões

oi pessoas, tudo bem?
vcs podem enviar comentários ou tb postar textos aqui. os comentários são livres e para postar textos basta mandar um mail para colling@oi.com.br e eu cadastro o interessado no blog, ok?

sobre as questões que fiquei de postar aqui: algumas dizem respeito mais a determinada turma, mas todas, de uma forma ou de outra, foram levantadas em nossas aulas.

sobre o cuidado de si: perceberam como temos dificuldade de aceitar essa idéia do cuidado de si?Isso não confirma ainda mais a tese de que não temos um cuidado de si, que todo dia renunciamos a nós mesmos? e que renunciamos tb a experimentar o mundo? e que quase só fizemos o que os outros (pessoas ou instituições) querem? cadê a nossa singularidade (que é bem diferente de individualidade)?

sobre aborto: um aluno me provocou (pq eu dei a entender que sou a favor do aborto) e perguntou: professor, vc nasceu pq? tipo, e se sua mãe tivesse abortado, vc não estaria aqui. é verdade, mas a questão polêmica, que envolve o aborto, é saber quando, em que momento, a partir de que momento, o esperma se transforma, no útero da mulher, em uma nova vida. essa resposta é crucial, e existem várias respostas. senão, eu poderia perguntar: então, toda vez que o homem goza, ele está praticando vários abortos, uma vez que o esperma é sinal de vida? ora, é assim que pensa a Igreja Católica e outras denominações, que condenam o sexo sem a finalidade de procriação...
em tempo: eu não sou a favor do aborto em toda e qq situação, em qq período da gestação. nem as pessoas mais favoráveis ao aborto são a favor nesse sentido, até pq a vida da mulher passa a correr sérios riscos.

sobre a complexidade: nas nossas falas, e aqui em tb me incluo, estamos contemplando a complexidade ou simplificando nossas "opiniões", que se reduzem ao contra e a favor, como disse Bondía, em seu texto?

por hoje é isso

abrs e até a próxima


só um aviso: os grupos que quiserem usar data-show ou vídeo devem mandar um mail para que eu possa fazer a reserva, com antecedência de 24 horas, ok?? colling@oi.com.br

Um comentário: