segunda-feira, 2 de março de 2009

Programa do componente

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS – IHAC
COMPONENTE CURRICULAR: ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE

DOCENTES: CARLOS BONFIM/CARLOS MILANI/CARMEM TEIXEIRA/EDILENE MATOS/ELAINE NORBERTO/JOAQUIM VIANA NETO/LEANDRO COLLING/LUIZ ALBERTO ALMEIDA/MILTON JÚLIO DE CARVALHO/MONCLAR VALVERDE
RITA DE CÁSSIA MATOS E SÉRGIO FARIAS.

PROGRAMA

Ementa: Estudo panorâmico das sociedades contemporâneas, na sua diversidade, globalidade e sustentabilidade, identificando suas origens históricas e estruturas simbólicas, contemplando interpretações dos diferentes saberes. Estudo do modo como se estruturam e desenvolvem tais unidades sociais em seus vínculos com o Estado, a cultura e os indivíduos, com destaque para as formas de organização do trabalho. Estudo dos processos psíquicos e psicossociais que estruturam e organizam a singularidade de cada sujeito, compreendendo como tais processos afetam sua construção de significados, sua relação com os outros e sua ação sobre o mundo.

OBJETIVO: Problematizar a noção de contemporaneidade, por um viés interdisciplinar, a partir de temas selecionados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Contemporaneidade
1.1. Experiência: condições naturais, culturais e históricas
2. Interdisciplinaridade
2.1. Como ela se estabelece em cada um dos campos cognitivos?
2.2. Dimensões sincrônicas e diacrônicas da interdisciplinaridade (estática e dinâmica)

3. Temas:

3.1. Corpo, comportamento, expressão;
3.2. Subjetividade, identidade, diversidade;
3.3. Poder, direitos, cidadania;
3.4. Ciência, inovação tecnológica e mercados;
3.5. Comunicação, redes, globalização.


METODOLOGIA:

As aulas serão expositivas e dialogadas, permitindo a assimilação hierarquizada dos conteúdos, do particular para o geral e do concreto para o abstrato. Para tanto, as aulas serão dinamizadas com de técnicas variadas, tais como: mesas redondas com grupos de alunos, leitura de textos e análise de recorte de jornais, apresentação de partes de filmes, documentários, músicas, estruturação de glossário de termos, painel duplo, duplas rotativas, G.V.G.O., entre outras, a critério do professor.
Alguns dos encontros serão destinados a rotatividade dos próprios docentes do IHAC entre as turmas, para a apresentação de seminários (momentos de concentração) sobre cada um dos temas a serem desenvolvidos ao longo do curso.

Toda a estrutura metodológica deve contemplar as 27 capacidades e habilidades necessárias para a formação do Bacharel em Interdisciplinaridade, agrupadas e sintetizadas em três direções complementares, sendo a primeira: pensar, identificar, planejar e resolver problemas, investigar e se exprimir. A segunda: autonomia e capacidade de trabalhar em grupo. E finalmente, a terceira: capacidade de atuação e situações novas e em contextos diversos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação poderá ser composta por até 03 medidas, cada uma com base na verificação de diferentes competências: 01 avaliação oral através de metodologia específica indicada pelo professor; 01 avaliação escrita (ensaio, paper) sobre os seminários temáticos e/ou sobre pesquisas realizadas pelos alunos e 01 avaliação livre, a critério de cada professor.

TEXTOS INDICADOS

Sobre o sentido da experiência contemporânea:
Textos Básicos:

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19, Jan/Fev/Mar/Abr de 2002, p. 2-9. (disponível em http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf)
MIRANDA, José A. Bragança de. Analítica da Actualidade. Lisboa: Vega, 1994.
VALVERDE, Monclar. Experiência e comunicação. In VALVERDE, Monclar. Estética da Comunicação. Salvador: Quarteto, 2007 (Item 5.1), p. 239-248.

Sobre Interdisciplinaridade

Textos Básicos:

BAIRON, Sérgio. Interdisciplinaridade (Educação, história da cultura e hipermídia) São Paulo: Futura, 2002.
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. São Paulo: Papirus, 1995.
MORIN, Edgar. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

Sobre corpo - percepção, movimento e expressão

Textos Básicos:

CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas – mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro. DP&A, 2005.
MAFFESOLI, Michel. A conquista do presente. Rio de Janeiro: Rocco, 1982, cap oitavo - Teatralização da vida cotidiana, p.131-143.
VALVERDE, Monclar. Corpo e sensibilidade. In VALVERDE, Monclar. Estética da Comunicação. Salvador: Quarteto, 2007 (Item 5.1), p. 249-262.

Textos Complementares:

GICOVATE, Silvana Vazquez. CORPO - espaço de significações e saberes. Londrina: Ed. UEL, 2001 (50 p.).
IANNI, Octávio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, Cap VIII - Razão e Imaginação, p.169-182.
SELIGMANN-SILVA, Marcio. Novos escritos dos cárceres: os limites do corpo. In OLIVIERI, Alberto; VIANA NETO, Joaquim (Orgs). O Corpo da Imagem, a Imagem do Corpo – Revista Cultura Visual, n. 6. Salvador: Edufba, 2005, p.66-82.

Sobre subjetividade, identidade, diversidade

Textos Básicos:

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Jeneiro: DP&A, 2006.
WARNIER, J.P. A erosão das culturas singulares e Uma abundância de criações culturais. In: A mundialização da cultura. (trad. Viviane Ribeiro). Bauru: EDUSC, 2003.

Textos Complementares:

COSTA, Marisa Vorraber. Sujeitos e subjetividades nas tramas da linguagem e da cultura. In: CANDAU, Vera Maria. 2000. Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, p. 29-46
ROLNIK, Suely. Toxicômanos de identidade: subjetividade em tempo de globalização. In: LINS, Daniel (org.) 1997. Cultura e subjetividade: saberes nômades. Campinas: Papirus.
MORIN, Edgar. A noção de sujeito. In: Schinitman, D.F. (org) Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade.

Sobre poder, direitos, cidadania

Textos básicos:

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
BAUMANN, Zygmunt. Emancipação. In: Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
DEJOURS, Christophe. A Banalização da Injustiça Social. São Paulo: FGV, 2002
FOUCAUL, Michel. Por uma genealogia do poder e Sobre a Justiça Popular. In: Microfísica do Poder. Rio de janeiro: Graal, 1979.

Textos Complementares:

DAGNINO, Evelina. Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania. IN: DAGNINO, E. (org.). Os anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1994, pp.103-118.
JANINE RIBEIRO, Renato. A Sociedade contra o Social, o alto custo da vida pública no Brasil. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2000.

Sobre ciência, inovação tecnológica e mercados

Texto Básico:

TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da Inovação: A economia da tecnologia no Brasil. Editora Elsevier, 2006.

Textos Complementares:

DAVIDOW, William H. Marketing de Alta Tecnologia. Editora Campus, 1991.
SHANE, Scott A. Sobre Solo Fértil. Editora: Bookman, 2005.

Sobre comunicação, redes, globalização e mercados

Textos Básicos:

BOUGNOUX, D. Introdução às ciências da comunicação. Trad. Maria Leonor Loureiro. Bauru, SP: EDUSC, 1999. (Capítulos 1 e 2)
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra, 1999.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal, 9ª ed., Rio de Janeiro: Record, 2002.
Textos Complementares:
DELEUZE, G., e GUATTARI, F. Mille Plateaux. Paris: Éditions de Minuit, 1980. Primeiro Platô, Rizoma disponível na rede.
JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro. Petrópolis: Vozes, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário