quinta-feira, 26 de março de 2009

Textos deixados na xerox e explicações sobre as atribuições dos grupos

Olá querid@s.

Nossa pasta na Facom está com os textos obrigatórios dos três primeiros grupos de temas. Também coloquei um texto complementar no grupo dois que ajuda muito para entender as discussões sobre subjetividade. Já percebi que essa é uma grande lacuna de quase todos.

Reitero que é fundamental que todos leiam os textos obrigatórios para que possamos verdadeiramente avançar nas discussões em sala de aula.

Para que não fiquem dúvidas, repito as explicações sobre os grupos:

O grupo que verbaliza deve: ler com muita atenção o texto obrigatório, estudá-lo com dedicação e com pesquisas adicionais, para destacar os seus aspectos mais importantes para serem discutidos em sala de aula. além disso, deve trazer exemplos, casos, que possuem alguma relação com as idéias e conceitos centrais do texto. Essa relação não precisa ser, necessariamente, um esforço para comprovar o que o autor disse, mas pode também apontar as limitações, problemas do texto do autor.

O grupo que observa deve: apontar os pontos positivos e as falhas nas interpretações realizadas pelo grupo que verbaliza e também dos demais colegas.


Ao final, devemos responder a seguinte questão: por que é ou foi importante realizar essa discussão em nosso curso? as leituras e discussões fizeram com que entendêssemos melhor a contemporaneidade?


Eis as referências dos textos:

Sobre corpo - percepção, movimento e expressão

Textos obrigatórios

MAFFESOLI, Michel. A conquista do presente. Rio de Janeiro: Rocco, 1982, cap oitavo - Teatralização da vida cotidiana, p.131-143.

COUTO, Edvaldo. O Homem-Satélite Estética e mutações do corpo na sociedade
tecnológica. Ideaçao, Feira de Santana, n. 3, p.201-205, jan./jun. 1999

ou trecho do livro do mesmo autor, capítulo O homem-satétile (que tb está na pasta da xerox).

Sobre subjetividade, identidade, diversidade

Texto obrigatório

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Jeneiro: DP&A, 2006 (não é todo o livrinho, alguns capítulos)

Texto complementar:

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, Vozes, 2007, p. 7 a 72

(OBS: texto é meio longo, mas ótimo para ler e compreender as discussões sobre o tema, em especial as explicações sobre subjetividade).

Sobre poder, direitos, cidadania

Texto obrigatório

DEJOURS, Christophe. A Banalização da Injustiça Social. São Paulo: FGV, 2002. (capítulos 8 e 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário